8 de Dezembro de 2018

Homenagem aos Antigos Professores: Celestino Magalhães e Ângelo Fernandes.

Antigos Alunos saídos há 50 Anos

Antigos Alunos saídos há 25 Anos

Antigos Alunos saídos no último ano lectivo

Entrega do Prémio José Carlos Belchior 2018 ao AA Manuel João Alves Ribeiro. Receberam em seu nome as filhas Mariana e Diana Alves Ribeiro.

Discurso de encerramento do Presidente da Direcção da Associação dos Antigos Alunos

Rev Padre Director Geral
Rev Padre Assistente da Associação dos Antigos Alunos
Rev Padres
Ex.mo Embaixador da República do Chile, Caro AA Pedro Pablo Diaz
Caros membros da Direcção do Colégio
Caros Professores, funcionários e antigos funcionários do Colégio
Caros representantes dos Colégios de Santo Tirso e da Imaculada Conceição
Caros representantes das Associação de Pais e da Associação de Estudantes
Caros antigos Presidentes e Vice Presidentes da Associação
Caros Presidente da Assembleia Geral e Presidente do Conselho Fiscal
Caros membros da Direcção
Caros Antigos e Antigas Alunas
Caros convidados

Uma primeira palavra de agradecimento pela confiança demonstrada nas ultimas eleições dos Orgãos Sociais da Associação que nos atribuiu um novo voto de mais três anos.
Um obrigado especial aos membros que terminaram o seu mandato na pessoa do Presidente cessante da Assembleia Geral José António Silva e Sousa e, um outro, ao novo Presidente Nuno Magalhães Guedes que, legitimamente, representa todos os que integram esta nova lista.

Um novo fôlego para um novo mandato que se espera de consolidação do percurso proposto e iniciado no passado em que nos torna, Antigos Alunos, numa comunidade atuante e solidária.
Relembro o Art.º 2.º dos Estatutos: A Associação tem por fim promover a entreajuda dos seus membros e desenvolver actividades sociais, recreativas, culturais, desportivas e religiosas, com vista ao pleno desenvolvimento da personalidade dos seus associados, segundo os princípios que dão prioridade à dignidade da pessoa humana em todas as suas dimensões”.

Mantemos as actividades desportivas, com um agradecimento à Alves Ribeiro SA que nos tem apoiado na conquista de lugares e troféus no voleibol.
Mantemos a presença na Festa das Famílias e este encontro anual do 8 de Dezembro.
Temos vindo a promover actividades na dimensão espiritual em articulação com outras entidades ligadas ao Colégio e à Companhia como peregrinações, exercícios espirituais, encontros temáticos e este ano com especial destaque para os dias de São João de Brito e Santo Inácio.

Na dimensão Social continuamos a valorizar o relevante trabalho do Provedor e do Assistente junto de Antigos Alunos e, como se recordam, definimos com a Província Portuguesa da Companhia de Jesus três níveis de actuação integrando obras ligadas aos jesuítas: o Serviço Jesuíta de apoio aos Refugiados, a Fundação Gonçalo da Silveira e o Centro Juvenil Comunitário Padre Amadeu Pinto.

São mais três níveis de compromisso alinhados com os Antigos Alunos da Europa, de Portugal e do Colégio São João de Brito.
Três formas diferentes de agir directamente na nossa Sociedade.

Em Outubro passado, tive o privilégio de participar em Paris no encontro europeu das Federações de Antigos Alunos dos Jesuítas, onde foi tema a Fé e Política, no seguimento dos encontros que se realizam em Veneza sob coordenação do Padre jesuíta Edmond Grace… encontros de uma semana para jovens adultos onde se fala sobre política e políticas, inspirados pela história da Europa e guiados pela sabedoria dos Exercício de Santo Inacio num convite ao compromisso na vida pública.
É este compromisso que tem faltado às nossas sociedades. Cada dia os cidadãos mais se afastam da sociedade fechando-se e tornando-se impermeáveis aos problemas dos outros, porque são de outros e não entendemos que de alguma forma esses problemas também nos afectam.

Devemos pois formar uma consciência critica da nossa sociedade e ser actores de uma mudança social de valorização e respeito pelo outro. Uma mudança que pode ser em alguns casos errada mas não pode deixar de ser verdadeira. Uma atitude permanente de busca da verdade na construção de uma melhor sociedade.
Quantos de nós criticamos sem mudar?
Percorremos os longos corredores do Colégio há mais de 70 anos assistindo à formação de líderes de excelência para os outros e com os outros — o antigo lema de Educar para Servir. Por isso não podemos pactuar com uma sociedade que se limita a dar peixes em vez de ensinar a pescar. Que se contenta com um status quo expresso em tweets ou posts expondo uma superficialidade que muitas vezes incomoda mas não agimos contra esta corrente que a todos tende a infectar.
Temos, como diz o Papa Francisco, que nos incomodar com aquilo que verdadeiramente sentimos estar errado.

Temos que nos incomodar quando os nossos valores são posto em causa, quando se quebram compromissos de décadas por impulsos ideológicos, quando vemos um património cultural e educativo desaparecer nas chamas da indiferença, quando vemos pessoas desesperadas por refugio nas praias da velha Europa.

Não necessitamos de recuar a Pombal para entender o que são movimentos contra o pensamento da Igreja ou perceber as correntes do politicamente correcto como expressão de uma política que apenas acha correcto o seu próprio pensamento.
A Associação de Antigos Alunos foi voz que se levantou entre os escombros do movimento revolucionário relevando os valores em que acreditávamos e acreditamos.
A nossa comunidade deve actuar mais, cada um de nós pode fazê-lo no seu grupo de amigos, de colegas, de familiares.
Uma cidadania activa defendendo os nossos valores por forma a garantir um futuro melhor para os nossos filhos.

Através da nossa Associação podemos participar no voluntariado que é proposto na Serviço Jesuíta aos Refugiados ou no Centro do Pragal dando explicações a jovens carenciados.

Devemos ser cada dia mais activos na sociedade, desde logo participando no voto, mas expondo e esclarecendo as nossas posições e pensamentos de forma clara, pois a comunicação está cheia de ideias erradas e, muitas delas, destinam-se somente a confundir o pensamento.

Temos que tomar o nosso papel de líderes na transformação desta nossa sociedade.
Irei propor à Assembleia Geral reforçar os fundos que permitem jovens mais carenciados estudar no nosso Colégio e aos alunos do Colégio poderem estudar em Universidades da Companhia no estrangeiro.

Irei igualmente propor a criação de uma quota solidária destinada a garantir estes dois fundos.

Acredito que é na educação e nos valores que nos foram dados nos bancos desta escola que formamos agentes transformadores de uma sociedade mais integradora, solidária e feliz.

É este sentimento de alegria que nos reúne aqui hoje, pois seja ela que nos faça agir na sociedade.

Muito Obrigado.

Joaquim Cannas | Presidente da Direcção

Poderá ver outras imagens do dia na página oficial da Associação no facebook.