8 de Dezembro de 2015

Mensagem do AA Manuel Clemente por ocasião do 50º Aniversário de Antigo Aluno

Mensagem do P. José Carlos Belchior, sj na homenagem de reconhecimento pelos 50 anos de serviço do Sr. Jerónimo Alves e Sr. Adolfo Teixeira

Discurso de encerramento do Presidente da Direcção da Associação dos Antigos Alunos

Rev Padre Superior do Centro Inaciano do Lumiar

Rev Padre Assistente da Associação dos Antigos Alunos

Rev Padres

Caros membros da Direcção do Colégio

Caros Professores, funcionários e antigos funcionários do Colégio

Caros representantes dos Colégios de Santo Tirso e da Imaculada Conceição

Caros representantes das Associação de Pais e da Associação de Alunos

Caros antigos Presidentes e Vice Presidentes da Associação dos Antigos Alunos

Caros Presidente da Assembleia Geral e Presidente do Conselho Fiscal

Caros membros da Direcção

Caros Antigos e Antigas Alunas

Caros convidados

O Dia 8 de Dezembro, é para toda a comunidade dos mais de 9.000 Antigos Alunos deste Colégio um momento de reunião, de recordações e partilha de pequenas histórias que só nós entendemos.

Mas seria pouco, se este momento se esgotasse nestas horas em que anualmente estamos juntos.

A Associação que nos agrega pode e deve ser mais do que uma comissão de festas. Deve ser um espaço de partilha, de encontro e de mudança para uma vida comunitária melhor.

Na mensagem que o Papa Francisco enviou recentemente aos Antigos Alunos dos Colégios Jesuítas da América Latina, perguntava o Santo padre se eles estavam tranquilos com o que os rodeava ou se, de alguma forma, estaríam incomodados com o que se passava com aqueles que lhes estavam próximos. Este incómodo também nos deve afectar a nós! desde logo entre nós mesmos… entre os antigos alunos. Quantos de nós precisam de um apoio? de uma palavra inclusiva, de um simples cumprimento que possa retirar da solidão social em que muitos se encontram. No nosso lugar de trabalho, entre os nossos amigos no meio da nossa própria família. O que nos perturba? e o que podemos nós fazer.. de forma individual e de forma coletiva?

Este espirito de comunidade, de união de esforços na busca de melhores soluções para a sociedade onde nos inserimos, deve ser um desafio para todos nós que, como Santo Inácio, se perturbava com as injustiças ou desigualdades, com o sofrimento fisico ou moral.

Mais do que a tal comissão de festas a nossa Associação deve ser motor para encontrar caminhos de esperança, e devolver, nem que seja a uma só pessoa, um sorriso.

A nova direcção iniciou este caminho conjunto há menos de um ano… percorremos e questionámos algumas acções. Propusemos um programa que estamos a cumprir. Mas só de forma inclusiva e abrangente teremos sucesso como verdadeira comunidade.

A Associação dos Antigos Alunos do Colégio de São João de Brito pode ser uma plataforma de interajuda entre os seus membros, de acompanhamento e aconselhamento junto da comunidade Colegial, de compromissos com a toda a sociedade para melhor justificarmos a nossa existência.

Como escrevi no inicio do nosso mandato: A Associação une as memórias de todos, mas será mais importante, se promover um futuro mais positivo para todos.

Umas informações de final de dia:

Estamos a trabalhar para colocar o nosso novo site online. será sobretudo uma plataforma administrativa onde poderemos consultar e actualizar os nossos dados, saber como andam as quotas, e receber algumas informações mais institucionais.

Ainda na internet estamos a desenvolver com a Fundação Gonçalo da Silveira o projecto tantoemcomum.org que muitos tomaram contacto antes do jantar.

A revista Loyola vai voltar, com um novo espirito editorial, vai ser mais um suporte de comunicação entre Antigos Alunos, muitos serão convidados a participar.

Por ultimo vamos juntar ao sucesso do Volei e do Padel, a corrida e o Golf. em breve daremos notícias sobre quando e onde estas modalidades desportivas vão acontecer.

Uma palavra especial à Rita Canêlhas e à Rita Mastbaum que prepararam este nosso jantar e, agradecendo a todos os que quiseram partilhar este dia, peço que cada um seja mensageiro deste desafio que hoje se renova.

Obrigado e boa noite.

Joaquim Cannas | Presidente da Direcção