Há precisamente 30 anos, estávamos nós aqui, no Colégio S. João de Brito, a participar na inauguração do Prémio José Carlos Belchior e na sua atribuição ao João Queiroz e Melo, o cirurgião que tinha realizado a primeira transplantação cardíaca em Portugal. O ano passado, neste dia, testemunhámos a entrega do Prémio ao António Pires de Lima, ex-Ministro da Economia, cidadão interventivo e gestor de sucesso. Dois excelentes exemplos de como o Prémio com o nome do Diretor do Colégio com o mais longo mandato celebra os valores da educação que aqui recebemos, honrando os antigos alunos que se projetaram na Sociedade pela qualidade da sua obra.
Hoje, com a atribuição do Prémio ao Afonso Rhodes Sérgio, a Associação de Antigos Alunos vai ainda mais longe e celebra o mais nobre dos sentimentos, a AMIZADE, a amizade que se dá sem esperar nada em troca, por espírito de solidariedade e fraternidade.
O Afonso teve uma longa carreira na televisão e deu-nos a produção de programas, como os Novos Horizontes, com toda a importância que tiveram na mudança de mentalidades numa sociedade que tem dificuldades em abordar a deficiência, e a Rua Sésamo e os Jogos sem Fronteiras, marcas que todos recordamos com prazer. Colaborou ainda com a RTP África e as televisões de língua portuguesa, coordenou o teletexto, desenvolveu os multimédia.
Para a minha geração, que é a do Afonso, começamos por recordar o colega do Colégio que não conhecia limitações físicas, que insistia em fazer tudo o que os outros faziam, que nos ensinava que os limites estão na tua cabeça. Para outras gerações, na realidade todas as gerações de Antigos Alunos, o Afonso consubstancia a Associação, é o rosto visível da Associação. Presidente/ Vice-presidente entre 1998 e 2003 e, depois, em 2006/14 e, desde então, Provedor, foram o entusiasmo e a dedicação do Afonso que asseguraram a continuidade da Associação. E muito mais do que a continuidade, a ação e a obra.
Nas comemorações do dia 8 de dezembro do ano passado, o Miguel Eiró, o primeiro Presidente, explicou com clareza como o impulso da geração fundadora da Associação de Antigos Alunos do Colégio S. João de Brito foi a vontade de reencontro com os seus próprios valores, num ambiente profundamente alterado pelos acontecimentos de abril de 74.
Mas com o decorrer do tempo, essa vontade ficou saciada e a Associação corria o risco de se tornar numa referência meramente comemorativa. Foi a ação do Afonso que refocou a Associação na construção duma rede de solidariedade entre antigos alunos, que foi especialmente ativa nos anos da crise. E que a levou a constituir-se parceira nas iniciativas de solidariedade social da Companhia de Jesus.
Contam-me que, todos os anos, as reuniões da Comissão de atribuição do Prémio são animadas, com várias propostas e variadas votações, até se atingir um consenso. Este ano, houve uma unanimidade imediata, quando foi sugerido o nome do Afonso Rhodes Sérgio. A Associação descobriu em si própria os valores essenciais de fraternidade e solidariedade que o Colégio nos transmitiu, e da amizade, personificada no Afonso Rhodes Sérgio.
Não terá havido, nos seus trinta anos de existência, Prémio mais merecido do que o de hoje.
Caro Afonso, um AMIGO de todos nós, muitos Parabéns!
Elogio pelo AA Manuel Luís Nunes da Ponte