Terceiro filho de João Vilaça de Morais Sarmento, da família Botelho de Moraes Sarmento, e de Maria Madalena de Miranda Ferrão de Albuquerque. Casou em Óbidos, na Quinta das Gaeiras, a 9 de Julho de 1988 com Ana Filipa de Moser Lupi (Lisboa, Lapa, 19 de Abril de 1960), bisneta do 2.º Conde de Moser, da qual tem um filho e uma filha.

Licenciou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, em 1984.

Advogado, é sócio da PLMJ – A. M. Pereira, Sáragga Leal, Oliveira Martins, Júdice & Associados, R.L., com sede em Lisboa. Foi igualmente assessor jurídico do Gabinete do Alto Comissariado do Programa Nacional de Prevenção da Toxicodepência – Projecto Vida e administrador do Hospital do Alcoitão, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Foi ainda membro da Comissão Nacional de Protecção de Dados Pessoais, representante de Portugal na Autoridade de Controlo Comum do Espaço Schengen e vogal do Conselho Superior do Ministério Público, eleito pela Assembleia da República.

Militante do Partido Social Democrata, foi eleito vicepresidente desta estrutura, em 2002, sendo líder José Manuel Durão Barroso, e, novamente, em 2004, na liderança de Pedro Santana Lopes. Foi também presidente do Conselho de Jurisdição Nacional, na direção de Manuela Ferreira Leite, entre 2008 e 2010. Foi chamado a funções governativas como Ministro da Presidência, por Durão Barroso (XV Governo Constitucional, 2002-2004) e Santana Lopes (XVI Governo Constitucional, 2004-2005).

É comentador político na SIC Notícias e na RTP.