Breve Contextualização

A Associação dos Antigos Alunos do Colégio S. João de Brito (AAA CSJB) é uma associação sem fins lucrativos com sede nas instalações do Colégio de S. João de Brito, sito na Estrada da Torre, nº 28, Lumiar, em Lisboa, e tem por fim incentivar a ajuda entre os seus membros e promover atividades sociais, recreativas, culturais, desportivas, religiosas e de solidariedade, com vista ao pleno desenvolvimento da personalidade dos seus associados, segundo os princípios consagrados para os colégios da Companhia de Jesus.

No âmbito da dinamização da sua área social, pretende criar uma marca específica para o desenvolvimento de um projeto social inter-geracional que permita a antigos alunos (de diferentes gerações) e ascendentes ou descendentes diretos destes, beneficiarem de um conjunto de atividades que visem, entre outros, melhorias em:

  • Perturbações na Comunicação;
  • Perturbações na Interação Social Recíproca;
  • Interesses restritos e comportamentos repetitivos;
  • Situações de descoordenação motora;
  • Situações de hipersensibilidade a estímulos sensoriais;
  • Situações de acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico;

 

Objetivo

Este concurso tem como objetivo a criação de um nome (Centro/Espaço/etc.), logótipo e slogan para a marca a criar dinamizado pela AAA CSJB. A proposta será usada em ambiente web, documentos institucionais, suportes informáticos, materiais de divulgação e outros materiais diversos.

Participantes

O concurso é aberto a qualquer membro da comunidade colegial (aluno, antigo aluno, pai/mãe, docente ou não docente do CSJB);

Os concorrentes só podem concorrer individualmente;

Os concorrentes poderão apresentar no máximo 2 propostas;

Ao participar no concurso, os concorrentes declaram conhecer e aceitar o presente regulamento;

Características da Proposta

Os trabalhos apresentados a concurso deverão ser constituídos pelos seguintes elementos, organizados num documento pdf no formato A3 horizontal, com 300dpi de resolução:

  1. Proposta de logótipo na versão a cores, a preto e negativada;
  2. Aplicação do logótipo num suporte gráfico à escolha;
  3. Memória descritiva do trabalho, constituída por um texto que descreva sucintamente o conceito, num máximo de 1000 caracteres;
  4. Deverá também ser enviada uma versão em suporte digital dos elementos referidos em a), em desenho vetorial, ficheiro EPS, SVG, e opcionalmente em ficheiro AI (Adobe Illustrator);

Caso o concorrente concorra com 2 propostas, estas devem ser enviadas separadamente.

Identificação e Envio das Propostas

As propostas deverão ser submetidas por email para geral@aaacsjb.pt e devem conter a seguinte informação:

  1. No Assunto, “Concurso Criação de Marca”;
  2. Nome completo do proponente;
  3. Contacto Telefónico do proponente;
  4. Contacto preferencial email do proponente.

A AAA CSJB assegura-se de salvaguardar o anonimato dos autores até à fase de avaliação das propostas estar concluída.

As propostas deverão ser submetidas até ao dia 28 Janeiro de 2022 às 23:59h.

Avaliação das Propostas

Os trabalhos serão avaliados por um Júri constituído por 6 elementos, composto por:

    • Presidente da direção – Filipe Farelo
    • Vice-Presidente da direção – Francisco Captivo
    • Embaixadoras de 1976 – Maria João Falcão, Renata Pinto, Ana Inês Patrício
    • Especialista em Branding – Tiago Teixeira da Cruz

Compete ao Júri a análise das propostas recebidas, a verificação da conformidade das propostas com os requisitos do concurso, a avaliação dos trabalhos aceites e sua seriação.

A metodologia de avaliação e seriação dos trabalhos será determinada pelo Júri, devendo ser levados em consideração os seguintes critérios:

    • Criatividade, qualidade e adequação ao tema (35%);
    • Mensagem Inaciana a transmitir (25%);
    • Facilidade e flexibilidade na adaptação às necessidades do projeto (15%);
    • Legibilidade e boa visibilidade em ambientes digitais (15%);
    • Boa capacidade de reprodução gráfica (10%).

Na sequência da seriação efetuada pelo Júri serão atribuídos os prémios do concurso a um único vencedor.

Compete ao Júri excluir as propostas que não se encontrem em conformidade com o regulamento do concurso.

Caso nenhum dos trabalhos apresentados preencha os requisitos mínimos de qualidade e usabilidade, a AAA CSJB poderá não adotar o trabalho vencedor como logótipo e consequentemente, não atribuir o prémio do concurso.

Das decisões do Júri não haverá recurso nem reclamação.

Prémios

Serão atribuídos ao vencedor os seguintes prémios:

  • Valor pecuniário de 150 €;
  • Crédito nas quotas da Associação dos Antigos Alunos do CSJB para o ano 2022 e 2023;
  • Valor pecuniário de 150 € a atribuir pela AAA CSJB em nome do vencedor a uma das seguintes obras da Companhia da Jesus (Centro Social da Musgueira, JRS Portugal, Centro Juvenil e Comunitário Padre Amadeu Pinto);

Direitos de Propriedade

Ao participar no concurso, os concorrentes declaram ceder à AAA CSJB todos os direitos de propriedade dos trabalhos selecionados.

Ao trabalho vencedor, caso seja adotado como marca, logótipo e slogan, será dado o uso que a AAA CSJB entender conveniente.

Os concorrentes são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantem a sua autoria e assumem toda a responsabilidade decorrente de reclamações de terceiros no que diz respeito a direitos de autor e direitos conexos bem como direitos de propriedade industrial.

Comunicação de Resultados

Os resultados do concurso serão publicados no dia 4 de Fevereiro de 2022 no site da AAA CSJB bem como publicitados nas redes sociais (Facebook e Instagram).

O concorrente premiado será contactado por email ou contacto telefónico.

Disposições Finais

Todas as dúvidas, omissões ou reclamações resultantes da aplicação deste regulamento serão esclarecidas e resolvidas pelo Júri.